CONFLITO: O OBSTÁCULO ENTRE O SEU PROTAGONISTA E O OBJETIVO DELE NA HISTÓRIA


O conflito da história não é a luta entre o seu protagonista e o antagonista, ou pelo menos, não tem de ser! Se você resumir sua trama em "o mal" vs "o bem", você vai acabar perdendo diversas oportunidades de enriquecer a sua história.

O obstáculo entre o seu protagonista e o objetivo dele, pode ter uma série de eventos, grandes ou pequenos, que interferem em seu caminho. Abaixo irei listar alguns tipos de conflitos que você pode usar: 

1. CONFLITO FÍSICO
Geralmente histórias de aventura e ação usam esse tipo de conflito para solucionar o obstáculo do protagonista. Cenas de briga, luta, batalha, guerra devem ser muito bem arquitetadas, pois nelas estamos usando menos a razão, mostrando menos as personalidades dos envolvidos, são menos diálogo e ainda menos detalhes. 

Não pense que por ter escrito uma briga, sua história está avançando. Pense bem sobre o que essa "batalha" irá resolver ou repercutir. Lembre-se que sempre que existe um conflito, seu personagem provavelmente está próximo do seu objetivo, se afastando dele ou achando novas pistas para chegar próximo do que almeja. 

Outra coisa importante: 
Se seu livro tiver mais de um conflito físico, lembre-se de fazê-los diferentes. As circunstancias de uma "batalha" nunca são exatamente as mesmas. Não caia no grande clichê dos heróis derrotando dezenas de "minions" do mal ou do mesmo campo de batalha. 

2. CONFLITO MORAL
Esse é o conflito clássico que falamos acima. É o bem contra o mal. É o mal com seu pacote de valores morais, contra o bem e os seus. Esse conflito de valores entre o protagonista e o antagonista é esperado, é seguro e talvez seja até entediante.

Você pode usar os conflitos morais no grupo de amigos do seu personagem principal, na família dele e em diversos personagens que não sejam os seus vilões. É interessante usar esse obstáculo em núcleos inesperados, em situações que não são clássicas, mas reais. Esses micro eventos irão ajudar inclusive, o personagem principal a se moldar e a evoluir. 


3. CONFLITO DE PERSONALIDADE
Antes de mais nada, lembre-se que ninguém se dá bem com todo mundo. Todos tem seus estilo de vida, sua personalidade, suas particularidades, seu ego, seus segredos e seu passado. Qualquer grupo, até mesmo de amigos, possuem suas diferenças. 

Os conflitos de personalidade inseridos de forma estratégica, em minha opinião, são o que separam as boas histórias das ruins. São eles que te fazem ter empatia ou não por um personagem. São eles que enriquecem seu protagonista. 

De que adianta vermos o ponto de vista de um personagem que é 100% bom e não tem nenhuma dúvida sobre por onde seguir? Qual é a graça de um personagem perfeito, passivo, que aceita tudo o que lhe é colocado no caminho?

Saber usar os conflitos de personalidade dará a sua história uma riqueza, que pode distanciá-la de outras histórias que pela falta de particularidades constrói personagens chatos e desinteressantes. 


4. CONFLITO NATURAL
São conflitos impessoais. Pode estar ligado a natureza, ao sobrenatural, ao extraterrestre... É algo que não necessariamente precisa envolver interações humanas. 

Você precisa de organizar para escrever sobre esse tipo de conflito! Não comprovado cientificamente, não quer dizer que você deva construir algo aleatoriamente.

Se seu personagem é atingido por um carro, se a casa dele é demolida por um furação, se uma tempestade mata parte da cidade que ambienta sua história, é preciso que se construa motivos para que isso esteja acontecendo. Não jogue acontecimentos na trama, perceba no que isso pode te ajudar a avançar com a história. O grande problema dos conflitos naturais é que eles quase nunca vão te ajudar em algum avanço. 


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