DICA DE SÉRIE: HANNIBAL


Hannibal
Emissora: NBC
Status: Concluída
Temporadas: 3
Episódios por temporada: 13
Onde assistir: PopCorn Time ou NetFlix
Precisamos falar sobre Hannibal! Sim, por que você precisa conhecer essa série. Não precisa ser fã do Hannibal Lecter, não precisa ter visto os filmes ou lido os livros, pois a série Hannibal é algo completamente novo, e aposto com você que nunca viu algo parecido. Essa série é a minha série favorita de todos os tempos e existe uma longa lista de motivos que você irá conhecer nesse post.

A série Hannibal é baseada na obra literária de Thomas Harris que deu origem aos filmes Dragão Vermelho(2002), Silêncio dos Inocentes(1991), Hannibal(2001) e Hannibal - A Origem do mal(2007)Interpretado por Anthony Hopkins no cinema, Hannibal Lecter não precisou de mais de 16 minutos de aparição ao longo do filme para dar ao ator um Oscar. E são diversos motivos que tornam Hannibal "O Canibal" um personagem clássico e consagrado. Por isso, encare o "baseada" ao pé da letra, pois a série recria tudo o que conhecemos sobre Hannibal Lecter.

Para começar, a história gira em torno de Will Graham, um professor e agente especial do FBI que possui uma incrível capacidade de reconstruir cenas de crimes graças ao seu raro e alto grau de empatia. Will é convidado pelo agente do FBI Jack Crawford para sair das salas de aula e voltar ao campo para ajudá-lo a achar um assassino em série que raptou oito jovens no Minnesota. É aí que nos deparamos com Hannibal Lector, um psiquiatra forense que é indicado por sua aluna, a professora de psiquiatria e consultora do FBI, Alana Bloom para acompanhar seu amigo pessoal Will em sua nova jornada. Alana teme que a empatia de Will possa se tornar um problema a medida que ele se envolver nas investigações. Hannibal então, se torna o psiquiatra do agente, afim de fazê-lo manter sua estabilidade, mas você vai saber que o novo "aliado" de Will na verdade é sua nova e pior ameaça. 



Will Graham (Dragão Vermelho) e Jack Crawford (Dragão Vermelho e Silêncio dos Inocentes) são personagens dos livros e dos filmes. Will Graham é um dos personagens principais de Dragão Vermelho. Agente do FBI, pai de família e extremamente correto. Um sujeito simples, com uma percepção aguçada, mas nada fora do comum.

Na série Will Graham possui um "dom" que é encarado como uma maldição. Um distúrbio de personalidade chamado de "empatia pura", que tem efeitos cruéis em Will por colocá-lo de forma completa no ponto de vista de outras pessoas. O que o faz "estar estar na pele" dos assassinos que procura. 


O seu medo de entrar em uma crise é tão grande que o deixa com um comportamento angustiante para quem assiste. Will parece frágil, atormentado e apesar de estar do lado do FBI para fazer o bem, você percebe que ele não deveria estar ali, muito menos sendo orientado por Hannibal Lecter.

E falando nele, vamos saldar a interpretação do ator Mads Mikkelsen como Hannibal. Primeiro porque nos filmes e nos livros, Hannibal é um personagem que causa medo ou até pavor instantaneamente, enquanto na série o personagem é um homem mais jovem, elegante, educado, de uma paixão curiosa e refinada por culinária e muita inteligência.


O encontro de Hannibal e Will Graham mostra uma conexão imediata. Hannibal vê uma similaridade em Will, assim como devido a sua empatia, sabe que o rapaz é capaz de poder se colocar em sua pele. Isso instiga o psiquiatra instantaneamente e é aí que você começa a conhecer o lado psicopata e canibal de Hannibal. 

Se aproveitando da vulnerabilidade de Will, Hannibal começa a interver nas investigações do FBI, afim de instigar seu paciente a desenvolver aquilo que ele vê em seu inconsciente. Seja nas sessões ou em seus jantares exóticos, Hannibal cerca Will com muitas percepções, discursos e questionamentos filosóficos e até mesmo põe sua personalidade em conflito. Induzindo o rapaz a um lado obscuro e até então desconhecido ou "adormecido", que o permite entrar em uma metamorfose confusa, onde Hannibal apenas observa o casulo que criou a espera do que sairá lá de dentro.

O personagem de Hannibal é tão cativante na série que você vai perceber que a relação de "amizade" dos dois é tóxica e claramente vai ver o quão mal ela faz a Will, e ainda assim vai torcer por ele. Hannibal é imprevisível, elegante e lindo e ao mesmo tempo desperta medo e curiosidade por ser tão inteligente e bem elaborado.

Hannibal faz Will começar a perder o controle sobre a linha entre o certo e o errado a medida que ele usa a empatia para desvendar cada psicopata. O psiquiatra vê em Will uma parcela de prazer e isso torna a relação dos personagens ainda mais intensa, angustiante e complexa. Nós ficamos esperando, nervosos, a transformação de Will assim como Hannibal. Esse é um dos motivos para ovacionarmos o ator Hugh Dancy por tornar Will um personagem tão rico ou até mesmo mais rico do que o próprio Hannibal. Um personagem de um perfil nunca antes visto, algo que tende ao desinteresse, mas que com maestria foi interpretado por Hugh. 


A relação dos personagens é sem dúvida instigante e diferente de tudo o que você já viu. Alguns dizem até que ambos possui uma paixão platônica, e você também vai achar isso em alguns momentos. Mesmo percebendo os riscos para Will, você vai acabar torcendo para Hannibal tão quanto torcerá por ele. 

Em sequência: Jack Crawford, Frederick Chilton, Freddie Lounds e Alana Bloom
ATORES INCRÍVEIS E PERSONAGENS ADAPTADOS
O elenco conta com atores extraordinários e uma nova retratação para personagens clássicos da obra literária. Temos Freddie Lounds que na série vira uma blogueira incherida (no livro o personagem é homem e jornalista, porém inconveniente da mesma forma) que se mete a todo custo nas investigações do FBI. Outro personagem que virou mulher foi Alam Bloom, na série Alana Bloom. Jack Crawford é muito mais envolvente do que nos livros onde aparece superficialmente, interpretado por Laurence Fishburne com perfeição, o personagem se torna envolvente. Temos também Frederick Chilton (Administrador do Hospital Estadual de Baltimore para Criminosos Insanos) muito bem interpretado na série, tendo até um ar cômico em meio a tanta tensão.


FOTOGRAFIA
Precisamos falar sobre a fotografia da série, pois é como ver obras de artes a todo momento. Afirmo novamente que você nunca viu nada igual. Até mesmo os piores assassinatos irão parecer como arte aos seus olhos por causa da mágica feita pela produção. Vale a pena conferir!


HUGH DANCY x MADS MIKKELSEN
Apesar de já ter os elogiado acima, preciso falar novamente e exclusivamente sobre os atores de Will e Hannibal. É uma mágica vê-los na série, uma confusão de sentimentos e uma terrível angustia. Suas belezas contribuem para o encanto, mas a atuação dos dois é exemplar. Apenas assistindo para poder ter uma ideia do que estou falando. 

PERSONAGEM FAVORITO:
Will Graham! Não tem como não amar Will, seja pela atuação ou pelo personagem em si. Will é profundo e você sabe disso. Ele deixa uma curiosidade absurda sobre seu passado e seu futuro a todo tempo. Você irá torcer por seu lado bom e temer seu lado negro. Você vai vê-lo sofrer, perder o sono e alucinar. Vai vê-lo coberto de sangue, de culpa ou de razão. E mesmo vendo ele vulnerável, assustador, assustado e manipulado, a todo o momento sua torcida será verídica e fiel. Will é o maior motivo para assistir a série!

Espero que busque pela série e que ela seja tão incrível para você como ela foi pra mim. Se já assistiu, deixe nos comentários o que acha a respeito. Se vai assistir, deixa nos comentários o que achou da indicação, e bom espetáculo!

Comente com o Facebook: